4 exames para trabalhadores que fazem esforço físico

A medicina ocupacional foca na relação das pessoas e seus trabalhos, visando a prevenção de acidentes de trabalho, a promoção da saúde e o aumento da qualidade de vida no trabalho.

Alguns tipos de trabalho exigem mais atenção e pois podem expor os profissionais a mais riscos durante suas atividades diárias. Nesse sentido, é preciso ter uma atenção especial com trabalhadores que fazem esforços físicos para realizar sua função — como carteiros, operadores de máquinas, entre outros.

Alguns exames para trabalhadores precisam ser feitos com regularidade para garantir a segurança ocupacional nessa situação. Listamos a seguir os principais. Acompanhe!

1. Audiometria

audiometria é o exame realizado pelo profissional fonoaudiólogo para avaliar a capacidade auditiva de uma pessoa. Ele possibilita a detecção de alterações (perda ou redução) da audição em cada ouvido e é uma das bases para qualquer diagnóstico audiológico.

São feitos dois tipos de avaliação:

  • audiometria tonal, que avalia a resposta da pessoa a sons em diferentes frequências;
  • audiometria vocal, que avalia a capacidade da pessoa de entender a fala humana.

A realização do exame é muito importante para esses trabalhadores, pois o esforço físico é considerado agente de risco ergonômico para a perda auditiva.

2. Espirometria

A espirometria, também chamada de exame do sopro, é o exame que avalia a função pulmonar. Ele é feito da seguinte forma: o paciente sopra com força o espirômetro, aparelho específico para o exame, que mede as condições do pulmão (volume e fluxo de ar que sai dos pulmões).

O exame costuma ser solicitado para trabalhadores que encontram-se em contato constante com poeira ou produtos tóxicos. Também é importante para trabalhos que exigem esforço físico, que demanda a necessidade de um pulmão saudável e funcionante.

3. Eletrocardiograma

O eletrocardiograma (ECG) é o exame que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca. Ele ajuda na detecção de diversas condições cardíacas, mesmo quando elas ainda não geram sintomas no corpo (arritmias e isquemia cardíaca, doenças de válvulas do coração, entre outros).

Ele é realizado com a colocação de eletrodos sobre a região torácica da pessoa, que passam informações elétricas para o eletrocardiógrafo.

É um exame essencial para esses trabalhadores, pois o esforço físico pode agravar ou até ser fatal para certas doenças ou condições cardíacas.

4. Acuidade visual

O exame de acuidade visual tem o objetivo de avaliar a visão da pessoa e sua capacidade para distinguir contornos e formas sem o uso de alguma lente.

Geralmente o exame é feito com o uso da Escala de Sinais de Snellen, que consiste em um painel colocado a uma certa distância com letras enfileiradas — que devem ser lidas pela pessoa. A cada linha o tamanho das letras diminui, representando a graduação da acuidade visual.

É um exame que precisa ser realizado por todos os trabalhadores em todas as situações, pois garante a detecção de qualquer déficit de visão que poderia causar risco a ele mesmo ou a outros trabalhadores.

Esses exames para trabalhadores que fazem esforço físico são essenciais para a prevenção da saúde ocupacional desse grupo e garantem o exercício do trabalho com segurança.

Se você gostou deste post sobre exames para trabalhadores, então curta nossa página do Facebook e acompanhe as nossas atualizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *