5 dicas para reduzir o estresse no trabalho e produzir mais

O estresse excessivo no ambiente profissional é um dos principais fatores que tornam o trabalho de um funcionário menos eficaz, comprometendo sua saúde e qualidade de vida. Nesse cenário, tanto ele quanto a empresa saem perdendo, e faz-se necessário encontrar maneiras de reduzir o estresse no trabalho e garantir que ambos sejam mais produtivos.

Vale lembrar que o estresse é uma condição normal: em pequenas doses, ele ajuda a concluir as tarefas e serve de motivaçãopara alcançar melhores resultados. Porém, quando passa do limite, esse quadro pode prejudicar a saúde física, mental e emocional do colaborador, desencadeando diversas doenças.

Para não chegar a esse extremo, elaboramos 5 dicas que ajudarão você a oferecer mais qualidade de vida aos colaboradores da sua empresa, mantendo o estresse em seu nível saudável. Vamos a elas?

1. Conceder pequenos intervalos

O estresse começa a se tornar patológico quando interfere na capacidade de realização do trabalho e gerenciamento da vida pessoal. Algumas vezes, ele pode advir da sobrecarga de tarefas, gerando pressão e ansiedade.

Por isso, os pequenos intervalos entre as tarefas ajudam a promover o descanso físico e mental e evitar o aparecimento de doenças ocupacionais. Pausas para a interação entre os funcionários, alongamentos e ginástica laboral são alguns exemplos que podem ser úteis na prevenção do estresse.

2. Manter os exames físicos e psicológicos em dia

Além de ser uma medida de segurança, a realização de exames médicos periódicos é um direito do trabalhador previsto, inclusive, na legislação. Ao garantir esse direito, a empresa diminui a taxa de absenteísmo gerado por motivo de saúde e ainda garante uma equipe disposta e adequada à função que desempenha.

A empresa também deve investir em soluções que visem a manutenção da saúde mental dos seus funcionários e oferecer auxílio psicológico para avaliar o grau de satisfação e a existência de problemas que podem comprometer a qualidade de vida dessas pessoas.

Uma boa sugestão é a criação de espaços de relaxamento que, além de aliviar o estresse, vão ajudar a diminuir a tensão do dia a dia.

3. Melhorar a comunicação

A comunicação é um dos elementos mais importantes na gestão de pessoas da empresa. Se ela for eficiente, contribui para a formação de equipe alinhadas, favorecendo o diálogo e a boa convivência.

Para que essa cultura seja implantada na companhia, todos os líderes devem estar conscientes da necessidade de criar novos canais de comunicação — redes sociais corporativas, intranet, aplicativos, entre outros — e desenvolver estratégias que visam a criação de vínculos emocionais entre os profissionais de diversos setores.

4. Oferecer uma alimentação de qualidade

Colaboradores saudáveis resultam uma maior qualidade de vida e produtividade para a empresa. Sendo assim, é interesse da organização manter uma equipe disposta e com a saúde em dia.

De início, a principal ação é conscientizar as pessoas que fazem parte do ambiente profissional sobre a importância de construir hábitos alimentares saudáveis para ter mais saúde ao longo dos anos.

Nesse contexto, oferecer apoio profissional pode ser um grande diferencial para sua equipe, já que ele pode sanar dúvidas e ajudar os funcionários a fazer escolhas alimentares mais saudáveis e mudar hábitos que podem comprometer a saúde de forma negativa.

Além disso, a  empresa deve investir em alternativas mais saudáveis para os colaboradores como alimentos funcionais, que proporcionam energia e possuem os nutrientes ideais para uma boa digestão.

5. Incentivar o pensamento positivo

No ambiente profissional é comum lidar com conflitos que podem gerar muito estresse se não for utilizada uma abordagem positiva. Adote uma postura positiva diante dessas situações e incentive os funcionários a agir da mesma forma.

Sendo assim, quando for necessário lidar com situações e pessoas emocionalmente negativas, foque no momento presente voltando sempre sua atenção para a resolução dos problemas. Deixe para trás mágoas e ressentimentos, pois essas emoções influenciam seus pensamentos e ações, podendo gerar estresse e desentendimentos desnecessários.

E você, gostou desse conteúdo? Então compartilhe essa informação nas suas redes sociais e ajude os amigos a reduzir o estresse no trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *